Comecei por experimentar as matinés do Crazy Nights e do Loucuras, mas sair à noite - mesmo sair à noite - foi por volta dessa idade. E não me esqueço porque fiquei de cadeira de rodas aos 15 e lembro-me de sair sem ser de cadeira de rodas.
Ia sempre com a minha irmã. A minha mãe dava-nos 1000 escudos para os táxis. E o nosso pai diza-lhe sempre “se alguma coisa lhes acontecer, a responsabilidade é toda tua!”. Mas a minha mãe confiava em nós. Acima de tudo, nos valores que nos tinha passado. E, a verdade, é que nunca lhe falhámos. Nunca. Mas não arredava pé da janela enquanto não chegassemos ou, pelo menos, não pregava olho enquanto não ouvisse o táxi a entrar na rua.
Morávamos em Alvalade e na altura íamos para o Alcântara-Mar. Anos depois, para a 24 de Julho. Mas havia dias em que nem chegavamos a sair da Av. de Roma: preferíamos ir ao Bingo Roma. Eu era "grandalhona" e passava bem por 18 anos. Aliás, a idade - ou falta dela - não era o problema. O problema era nunca que ganhava sequer uma linha.
Mas quando optávamos por ir sair, a nossa preferência era, de facto, o Alcântara. Era a discoteca da moda. Também frequentámos o BBA no Bairro Alto, mas o Alcântara era "o Alcântara". Não era fácil entrar sem pagar mas conseguíamos sempre. Lá dentro era a loucura. E uma das coisas que mais gozo me dava na altura era subir para cima das colunas e dançar. Visto agora à distância, constato que só podia estar doida.
Os anos foram passando e “mudámo-nos” para a 24 de Julho, onde parávamos no Metalúrgica e no Última Ceia antes de entrarmos na Kapital.
Lembro-me da primeira vez que fomos à Kapital. O Lúcio que estava à porta. Conhecido como um porteiro duro de roer. A sua frase preferida era “desculpe, mas só clientes habituais”. Dito, claro, com um sorriso nos lábios.
Estávamos em 91 ou 92. O espaço tinha acabado de abrir. Nesse dia levava comigo um grupo de 10 ou 15 pessoas. Não ia ser fácil entrarmos todos. Respirei fundo, cheguei-me à frente e fiz um ar de “vá, tu não ias ter coragem de barrar a entrada a uma pessoa de cadeira de rodas…”. Ele olha para mim, perde o ar de durão e diz “está sozinha?”. Respondi que não, que me tinham dito que havia escadas dentro da discoteca e que por isso tinha trazido alguns amigos para me ajudarem…Sempre com aquele ar de “não ias ter coragem…”. E não teve. Perguntou-me quantas pessoas estavam comigo e eu olhei para o meu grupo de 15 pessoas e disse: “estes todos…”. Engoliu em seco e entrámos todos. Aliás, em boa verdade entrámos nós e mais uns quantos desconhecidos que se aproveitaram da situação para se infiltraram lá pelo meio. Achei graça e calei-me.
Este foi o primeiro dia de Kapital. De muitos.
Eram noites inesquecíveis. Tínhamos um grupo de gente divertida e saudável. Começávamos a noite por jantar na Taska, que ficava na pequena rua ao lado da Kapital. Depois entravamos por uma porta lateral, que nos dava acesso ao interior da discoteca. Chamávamos-lhes as "catacumbas". Por elas também tínhamos acesso ao Kremlin.
Já lá dentro preferíamos sempre o piso do meio, onde o Miguel punha música. Aliás, a nossa música. Passávamos o tempo a chateá-lo com o que queríamos ouvir. Mas giro, giro era quando o Sporting jogava nessa noite e ganhava (sim, nessa altura o meu querido Sporting ainda ganhava…). Estávamos no espaço dos irmãos Rocha - que mais sportinguistas não podiam ser - e, por isso, tomávamos a pista com o hino da Maria José Valério e o “Só eu sei porque não fico em casa”. Era o delírio!
Eu tinha poiso fixo: na cabine d DJ, ao lado do armário dos cds do Miguel. Por brincadeira ponderou-se inclusive desenhar um dístico de cadeira de rodas no chão, a reservar o meu lugar.
Várias foram as vezes que os porteiros fecharam a porta quando eu chegava sozinha com a minha irmã. Ajudavam-me a subir as escadas até ao 2º piso, bebiam um shot connosco e voltavam ao trabalho.
Também não me esqueço do Paulo, o porteiro que e seguiu ao Lúcio que, como ele dizia “por tanto gostar de ti”, deu o meu nome à primeira filha.
Passámos anos nisto. Às Sextas e aos Sábados. E alguns, os mais resistentes, também às Quintas. Mas eu e a minha irmã não alinhavamos nesses dias. No dia seguinte era dia de escola e a D.Teresa não ia na cantiga. Apesar de não termos hora para chegar a casa, raramente chegávamos depois das 4h. Sabíamos que, a partir dessa hora, a noite ganhava uma dimensão e um tipo de clientes com quem não nos identificávamos.
A primeira vez que entrei na Kapital devia ter uns 16 anos…E só parei com 25 ou 26. A partir dessa altura comecei a fartar-me de saídas à noite. Só saíamos esporadicamente.
Até porque foi com essa idade que comecei a ter alguns problemas de saúde. Primeiro a vesícula, depois as escaras, mais tarda a septicemia. Por isso, os nossos hábitos foram mudando. Mas não necessariamente para pior.
Passámos a preferir um bom jantar à roda de uma mesa cheia de amigos. Crescemos. Há mesmo um tempo para tudo.
Hoje, quando saímos, ou melhor, se saímos, preferimos o Urban Beach. Os irmãos Rocha sempre nos souberem receber. Quando aparecemos, é como se o tempo tivesse parado.
Foram anos memoráveis. Deles guardo grandes momentos. E muita, muita amizade. Que, aliás, dura até hoje. O divertimento, a loucura. Mas também o juízo, o bom senso. Acima de tudo, sem precisarmos de perder o controlo. Como infelizmente hoje os jovens perdem. Sem drogas. Bastavam-nos uns bons jantares, um ou dois shots, muita música, dançar. E a noite estava feita.
O mundo mudou, a noite mudou. Hoje nada disto é assim. Tornou-se tudo demasiado perigoso, demasiado gratuito.
Mas os miúdos não podem ficar isolados e fechados em casa. Têm que continuar a divertir-se. Precisam de o fazer.
O segredo é educação. Sensibilização. Conversar e explicar os perigos. Passar os valores certos. Precisamente porque a noite se tornou perigosa, acompanhar de perto. E, no fim, confiar. Porque, quando crescerem, é isso que vão passar aos filhos.
Não podia estar mais de acordo, excepto no hino da Maria José Valério...
ResponderEliminarOlá Marta,
ResponderEliminarUma vez li algo sobre esta questão do relacionamento de confiança, de "luzes" e da passagem de valores de uma geração para outra e em concreto de pais para os filhos.
Não vou citar tim tim por tim tim até pq nem me lembro aonde li, mas a ideia era a seguinte, só saberemos se os valores que passamos foram bem passados se, sem a nossa supervisão eles forem bem aplicados.
E a pessoa q escreveu (acho q psicólogo) dizia que na maioria das vezes na presença dos pais, as crianças/adolescentes/quasi-adultos não aplicavam de forma correcta os valores passados pelos pais. Estes valores ficam em segundo plano e o dito "mimo" prevalece. E portanto o q este autor defendia era mesmo isso não abram mão de passar valores, de conversar, e depois deixem-nos pôr à prova e testar esses mesmos valores no seu próprio ambiente.
Outra coisa importante referida era sermos capazes de fazer com que a nova geração seja ela tb veículo dos principios e das "luzes" apreendidas. E este teu blog é isto mesmo.
Abraço e até ao próximo :)
Kocaeli
ResponderEliminarDenizli
Bursa
istanbul
Van
N5V
manisa
ResponderEliminarsakarya
sivas
van
elazığ
AQXCSV
yozgat
ResponderEliminartunceli
hakkari
zonguldak
adıyaman
H8RPKİ
sakarya
ResponderEliminarelazığ
sinop
siirt
van
NTG
Kırşehir Lojistik
ResponderEliminarHakkari Lojistik
Kars Lojistik
Konya Lojistik
Kilis Lojistik
SBXEMY
DE8B2
ResponderEliminarKaraman Evden Eve Nakliyat
Düzce Evden Eve Nakliyat
Kars Evden Eve Nakliyat
Mersin Evden Eve Nakliyat
Tokat Evden Eve Nakliyat
1B4E0
ResponderEliminarorder steroid cycles
Bitcoin Nasıl Alınır
Zonguldak Evden Eve Nakliyat
buy turinabol
testosterone enanthate
order deca durabolin
order fat burner
parabolan
buy boldenone
3FC0B
ResponderEliminarYozgat Şehir İçi Nakliyat
Kırıkkale Lojistik
Şırnak Şehirler Arası Nakliyat
Konya Şehir İçi Nakliyat
Btcturk Güvenilir mi
Ardahan Şehirler Arası Nakliyat
Trabzon Şehir İçi Nakliyat
Ardahan Lojistik
Çanakkale Şehirler Arası Nakliyat
ABF1A
ResponderEliminarKaraman Parça Eşya Taşıma
Mersin Şehirler Arası Nakliyat
Etimesgut Parke Ustası
Çerkezköy Televizyon Tamircisi
Aksaray Evden Eve Nakliyat
Yenimahalle Parke Ustası
Trabzon Şehirler Arası Nakliyat
Edirne Evden Eve Nakliyat
Etlik Boya Ustası
759BB
ResponderEliminarhttps://referanskodunedir.com.tr/
CD395
ResponderEliminarsamsun canlı görüntülü sohbet uygulamaları
muğla sesli sohbet siteler
urfa ücretsiz sohbet sitesi
niğde canlı görüntülü sohbet
çorum kızlarla rastgele sohbet
hatay kızlarla rastgele sohbet
bitlis bedava görüntülü sohbet
antep tamamen ücretsiz sohbet siteleri
bitlis canlı sohbet odası
24621
ResponderEliminarAksaray Bedava Görüntülü Sohbet Sitesi
sohbet sitesi
Kırşehir Görüntülü Sohbet Siteleri Ücretsiz
aksaray canlı sohbet sitesi
chat sohbet
bursa görüntülü sohbet kadınlarla
sohbet chat
karaman en iyi görüntülü sohbet uygulamaları
samsun canlı sohbet uygulamaları
AE337
ResponderEliminarReferans Kimliği Nedir
Likee App Beğeni Hilesi
Binance Komisyon Ne Kadar
Kripto Para Çıkarma
Threads Beğeni Hilesi
Threads İzlenme Hilesi
Btcturk Borsası Güvenilir mi
Likee App Beğeni Satın Al
Mexc Borsası Güvenilir mi
846B6
ResponderEliminarElmadağ
Çay
Kaynaşlı
Ankara
Lice
Kemer
Uğurludağ
Yahşihan
Iğdır
7389A75AF4
ResponderEliminartürk takipçi
FB403252A6
ResponderEliminartakipçi kasma
E8F8E67247
ResponderEliminartakipçi fiyat
kadın takipçi
organik takipçi
Pasha Fencer Hediye Kodu
Şinasi Hangi Romanın Kahramanı
Zula Hediye Kodu
Berivan Çiçeği Hikayesi
Twinkling Watermelon Yorumları
En Güvenilir Vpn
43AED3F981
ResponderEliminartwitter takipçi
Viking Rise Hediye Kodu
Raid Promosyon Kodu
Dragon City Elmas Kodu
Online Oyunlar
Pubg New State Promosyon Kodu
Titan War Hediye Kodu
MLBB Hediye Kodu
Bitcoin En Güvenilir Nereden Alınır
CC3A2A9F6D
ResponderEliminartwitter takipçi
3D Car Parking Para Kodu
Roblox Şarkı Kodları
3D Car Parking Para Kodu
Rise Of Kingdoms Hediye Kodu
Whiteout Survival Hediye Kodu
Lords Mobile Promosyon Kodu
Call of Dragons Hediye Kodu
Raid Promosyon Kodu
شركة تركيب كاميرات مراقبة بجازان FpajFjV35L
ResponderEliminar