11 de março de 2013

22 anos sentada. Mas ‘muita’ bem sentada.


22 anos depois, estou aqui.
A desconfiar que foi necessário, para encontrar o caminho certo. Para ser o que sou hoje. Parte boa e parte má incluída.

Para saber que há beleza cá fora. Mas saber que a que conta mesmo é a que está lá dentro.
22 anos depois, estou aqui.

Para perceber que há o trigo e o joio. E que é nestas alturas que eles se desligam um do outro.
Para que alguns percebam que é bom viver. Apenas, quem sabe, vendo-me viver. E constatando que se vive. Muito bem.

22 anos depois, estou aqui.
Para conseguir chegar onde os outros chegam. Ou ainda mais longe.

Para saber que mesmo nas fortalezas se aceitam as fraquezas. Porque todos nós temos limites.
22 anos depois, estou aqui.

Para ouvir música. Para viajar a ler livros. Para fumar um charuto. Para saborear um vinho do Porto. Para contar histórias. Para acompanhar quem eu gosto e gosta de mim.
Para abrir a boca para me rir e a torneira se me apetecer. E marimbar-me no que os outros possam pensar.

Ilustração por Rita Salgueiro

22 anos depois, estou aqui.

Para aprender que cada um tem um caminho. Não exactamente um destino. Mas um caminho que tem que ser trilhado. E tantas vezes desbravado com bravura.

Para saber que a vida pede calma, mas que por vezes é preciso dar um murro na mesa. Ou em alguém. E dar.

22 anos depois, estou aqui.

Para viver a vida assim. Como sei, algumas vezes como posso, quase sempre como gosto.
A sentir o corpo pela metade mas o coração por inteiro. E tendo a certeza de que tenho uma metade que vale por muitos por muitos “inteiros” que por aí andam.

Faz hoje, 11 de Março, 22 anos que fiquei de cadeira de rodas. E estou cá. Para ficar. Para tentar ser feliz.
Como já disse um dia, posso não andar mas, quando e se for preciso, com a ajuda das pessoas certas, voo. E alto.

Disso, nunca ninguém tenha dúvidas.

4 comentários:

  1. Admiro não só a coragem e determinação mas sobretudo a força desse seu coração. Vai voar com certeza e mais alto do que possa imaginar, é só querer... Um grande beijinho e obrigada :-) a Marta é um exemplo ...

    ResponderEliminar
  2. Grande Marta,
    Um beijo grande e continua assim.
    Adoro-te
    Maria João ivo

    ResponderEliminar