13 de maio de 2013

Porque, como eles dizem, Desporto Escolar é Não Parar!

Este fim-de-semana fiquei a conhecer um bocadinho melhor o mundo dos professores. Em particular, o mundo dos professores de Educação Física. Mais em particular ainda, o mundo do Desporto Escolar.

Desta vez foi em Évora. Nos Nacionais 2013.
Dezenas de escolas, centenas de miúdos dos 14 aos 16 anos. Basquetebol, Voleibol, Andebol, Futsal, Atletismo, Provas de Orientação e Corridas, Perícias em Patins.

Pavilhões novos ou pavilhões velhos. Pouco importava, porque a motivação pareceu-me sempre a mesma. Nas bancadas, a família, a torcer por eles. Os “seus meninos”, como ouvi de duas mães que estavam ao meu lado.
Caixotes de t-shirts coloridas para todos, listas de presenças. Organização. Mas que grande organização.

Carolice, trabalho de equipa. Sangue, suor e lágrimas. Mas também divertimento. Sim, eu que nada tinha a ver com aquilo, que de desporto nada pesco, aprendi. E diverti-me à brava. Gente boa.
Ao contrário do que por aí se diz, o que eu vi ali foi gente empenhada. Homens e mulheres que trabalham durante a semana e que depois ainda o fazem durante o fim-de-semana. Muitas vezes, em prejuízo das próprias famílias.

Pagam-lhes bem? Não. Pagam-lhes mais por isto? Não. Vi alguém de má cara, contrariado? Claramente que não.
O que vi foi a dedicação, a vontade de fazer tudo andar, de cumprir o programa, de dar medalhas, de valorizar os “atletas”. De os manter no caminho certo para serem alguém no futuro. Através da prática desporto e do que ela nos ensina.

Miúdos que, de Norte a Sul do país, se deslocaram das suas terras, tantas vezes longínquas, para competir. Quem pagou? O Desporto Escolar.
 
 
Entre vários, um momento que retive: no fim de um almoço no refeitório da escola que servia de quartel-general à organização, depois de passar a manhã a entrar e a sair das escolas envolvidas, um café na sala de professores. Depois de alguns momentos de anedotas e de gargalhadas, como só os alentejanos sabem contar, altura para ponto de situação. Momento mais sério. Profissional. De concentração.
Rever como estava a correr, o que faltava, em que ponto se estava do programa. Como o cumprir até ao fim. Nada podia falhar. Tudo em prol dos miúdos, que levam este momento tão a sério. Até ao fim.

Directores Gerais, Coordenador Nacional, Coordenadores Regionais, Professores Responsáveis de Grupos Equipa, Equipa Nacional, Professores de Apoio, Coordenadores Nacionais de Modalidade e Alunos. Todos juntos. Sem queixas. A remar para o mesmo lado.

Nas competições vi miúdos felizes, com vontade de dar palco às suas escolas, de lhes dar destaque. De as pôr no pódio. De subirem ao pódio.
Vi miúdos dedicados ao desporto ao invés de perdidos pelas ruas a fazer disparates e a tornarem-se delinquentes. Vi miúdos com vontade de fazer desporto. Vi miúdos com saúde. E tudo isto sem terem que pagar. O Desporto Escolar é gratuito. Combate o insucesso escolar. Melhora a aprendizagem e o ensino. Promove a vida saudável e o trabalho de equipa. Faz de a quem a ele tem acesso, pessoas mais equilibradas.

É uma máquina gigante. Nacional. E oleada. Pelo que eu vi, muito bem oleada. Tarefas bem definidas, cada um sabe o seu papel de cor. Máquina posta a trabalhar por gente que se dedica a fundo ao projecto. Gente que leva cortes no salário, mas que continua a organizar estes momentos apenas com um objectivo: mostrar aos jovens que é importante manterem-se ligados ao desporto. Que a prática do desporto os vai fazer chegar mais longe.
Mesmo que nem todos se tornem Cristianos Ronaldos, aprendem que há mais para lá de jogos de computador, televisão e noitadas desregradas.

Senhores governantes, ponham os olhos nisto, apostem nisto. O Desporto Escolar é um dos caminhos mais importantes para termos gente bem formada no nosso país. Que tanta falta fazem. Como tão bem sabemos.

9 comentários:

  1. Já há muito tempo não deixava aqui o meu comentário, mas desta vez não posso deixar passar em branco!!!!!
    Mais uma vez adorei! Principalmente porque me diz muito, porque me toca pessoalmente, e como é bom sentir que alguém, de fora, nem que seja só um, pense assim, sabe tão bem ler estas palavras!
    És linda!
    Beijo <3

    ResponderEliminar
  2. Parabens pelo Texto. Sou com muito orgulho do Desporto Escolar.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns marta pelo empolgante e fiel relato teu que acabo de ler... soberbo e verdadeiro....não vou parar de o ler

    Nuno Santinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Santinha, foste um dos mais divertidos, Mas também um dos mais assertivos na altura em que todos se concentraram para fazer o ponto de situação. Por isso, um dos que mais me ispiraram! E me fizeram rir, claro:)

      Eliminar
  4. Martinha, só uma pessoa com uma enorme sensibilidade como tu é que conseguiria, em tão curto espaço de tempo, captar a magia do DE! Parabéns! Está lindo! Bjnho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico tão feliz, Inês! E mérito não está em mim, mas em vocês, que são uma máquina!
      Um beijo e marque-se essa caracolada!
      BJOS

      Eliminar
  5. Parabéns pelo texto. Vou ter que partilhar. Estive em Évora neste fim de semana e faço parte (com orgulho) desta equipa fantástica! Conheci e tenho amigos neste grande clube que é o Desporto Escolar. É mesmo assim....só não vê quem não quer.
    Isabel Antunes (CLDE Braga)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Força Isabel! O bom destas coisas das redes sociais é fazer chegar longe o que gostamos e nos toca! E eu fico muito orgulhosa:).
      Um beijo,
      marta

      Eliminar
  6. Fantástico texto, por breves momentos, fiz parte desta grande família que, ano após ano, planeia, prepara e leva a cabo o desporto escolar, sou um dos que foi tocado pela amabilidade, alegria, boa disposição e profissionalismo deste grupo. Profissionalismo no sentido de missão, onde quem trabalho o faz para um bem MAIOR, que não o seu próprio. Também estive em Évora e partilha desta visão. Obrigado por colocares em palavras o que à muito sinto.

    ResponderEliminar