2 de setembro de 2013

Um brinde às coisas que nos fazem felizes! Um brinde ao Verão de 2013!

Banhos. Criançada. Raquetes. Pranchas. Gelados. Fruta fresca que se partilha. “Prova! Está fresquinho este melão, prova lá!” Conversas de fim de tarde. Com montes de gargalhadas à mistura. O dia ainda quente. As toalhas cheias de sal. As caras em tons de laranja porque o sol se despede. Uma caipirinha. Uma morangoska. Várias. As bolas de Berlim do senhor Rocha. Os gelados do senhor Rogério. A nossa praia. Onde todos os anos nos encontramos. Olha a fotoooo…!

Estamos todos, e somos tantos…As amigas que lá fora contam os dias que faltam para passarem o Verão cá dentro. Aquelas que se preparam para embarcar no mesmo desafio, também à procura de uma vida melhor. Os que continuam por cá, por opção ou por falta dela, e que acabam também por fazer as mesmas contas para voltar a ver os que seguem viagem. Os nós na garganta na despedida. “Temos o facebook, fazemos uns skypes, pá! Vamos matando saudades assim…E vamos lá ter contigo...”.As lágrimas escondem-se por detrás dos óculos espelhados. Disfarçaaaaa…!

Misturam-se os amigos com os conhecidos. Misturam-se os de sempre com os de agora. Os de antes com os de hoje. E todos se cumprimentam como se se conhecessem há que tempos. Um jogo de futebol, um restaurante, um filme, uma notícia de jornal. Há sempre qualquer coisa em comum. E se não houver, inventa-se. Somos assim.

São horas e horas de praia que passam a correr. Que passaram a correr.

Arrisco-me a dizer que estas foram as melhores férias dos últimos anos. Conhecemos lugares novos. Reunimos amigos e com amigos. Fizemos outros que, quem sabe, ficarão para a vida.


No que me diz respeito, foi um Verão que me vai marcar para sempre. Descobri uma nova Marta. Quase, mesmo quase a fazer 38 anos, 23 deles sentada na minha cadeira de rodas, decidi deixar-me de tretas e aproveitar mais aquilo que a vida tem de bom para me dar. Podia tê-lo feito há mais tempo. Mas acredito que há uma altura certa para tudo. E essa altura chegou.

Vinha de um ano sem férias e de muitos meses de trabalho duro. De projectos que me tinham tirado grande parte da energia que, ao contrário do que tantos pensam, tem um limite. Vinha de um ano em que tantas vezes me tinha apetecido desistir. Precisava – precisávamos – urgentemente de férias. De parar. De recarregar baterias. Estávamos todas a zeros.
 
Aquele dia na praia no Alvor foi o ponto de viragem. Quando lá cheguei e vi que estava preparada para mim, decidi deixar-me levar pelo coração e enfiei-me de novo dentro do mar. Custou-me. Foram anos a viver de outra forma, mas a verdade é que tomei a decisão mais inteligente dos últimos anos. Uma espécie de regresso à liberdade.

Foi um impulso, mas hoje percebo a dimensão da coisa: abri uma porta que tem tudo para me fazer ainda mais feliz.

Foi também especialmente gratificante sentir que todos à minha volta - mesmo os que nunca tocaram no assunto e que há anos que convivem comigo sem fazerem grandes perguntas – estão tão ou mais entusiasmados do que eu com esta nova fase.

Pois, meus amigos, uma coisa vos posso garantir: como só tenho 37 anos (quase, quase 38), não vou voltar atrás na decisão e conto viver até aos 100, haverá tempo para mergulhos e nadadelas com todos!

Agora venham de lá os meses de trabalho. Os horários. As reuniões. As rotinas. Os projectos novos. Mesmo aqueles que me sugam a energia. Vá, venham! Porque, depois de um Verão como este, tenho tanta de reserva que estou preparada para ir à Lua e voltar. E estou a ser modesta!

2 comentários:

  1. Oi Marta!

    Já tinha tido vontade de cometar as tuas postagens, fizeste-me reviver momentos de vivencia que tivemos, nem sempre fisicas, mas sentimentais....A D.Susana, as velhotas, vocês pequeninas, a casinha do quintal, os namorados, o rainha, e outras coisas todas.... emoções.

    ....mas este ano, tenho a certeza, e tu tb, que vai ser um ano de viragem para todas, vós.

    Continua a ser a Marta que sempre foste, qd houver um instante que os braços te pedem inercia. Beijinhos para as Canarinhas e um especial para ti, da São

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom ter-te por aqui São! Conheces, de facto, muitas destas realidades!
      Um beijinho e espero que te mantenhas por perto!

      Eliminar