30 de dezembro de 2016

2016 para sempre

Vai ser bom recordar 2016. Afinal, foi um dos melhores anos da minha vida.

Pela saúde que eu e os que me rodeiam tivemos. Porque abri, finalmente, o meu coração a um novo “cãopanheiro”, o Chico, que me ajudou a superar o trauma de ter perdido o Gaspar. E, em lugar de bom destaque, por ter escrito o Ser Feliz É Uma Escolha. 

Porque com ele levei mais longe aquilo em que verdadeiramente acredito: perante as adversidades, há sempre dois caminhos. Perante os desafios, podemos sempre escolher por onde seguir. E que, quando escolhemos, decidimos. E que, quando decidimos, crescemos. E que, só escolhendo e decidindo, nos tornamos seres humanos mais completos e com maior consciência de nós próprios.

Em 2016 contei a história como eu sentia que ela já merecia ser contada. Uma história sem filtros e sem vergonha de misturar o lado forte e resistente de uma miúda que deixou de andar aos 15 anos, com a fragilidade de uma mulher de 30 que se viu muito perto de perder aquilo que mais gostava: viver.


Em ambos os momentos escolhi seguir em frente. Em ambos os momentos escolhi continuar o meu caminho por sentir agarrado a ele uma missão para cumprir. Em ambos os momentos escolhi ser feliz. E se da primeira vez o fiz com um inesperado empurrão da inocência própria da idade, da segunda pesou-me a maturidade dos 30 e precisei do colo de quem me rodeou para continuar.

O Ser Feliz É Uma Escolha foi uma espécie de fecho de ciclo. Porque há uma Marta antes e outra Marta depois dele. E a que agora fecha o ano, tem mais a acrescentar ao mundo. A que agora fecha o ano, vê de uma forma mais clara o trilho que deve percorrer para chegar onde quer. E a que agora fecha o ano, está muito mais bem acompanhada para o fazer. Porque 2016 foi tão generoso ao colocar novas pessoas no meu caminho, como ao afastar outras, dando-me ainda mais certeza de que só permanece nele quem tem valor real para lhe acrescentar.

2017 trará, também por tudo isto, um desafio adicional a todos os anos que começam: ajudar-me a superar o 2016. E vou superar, porque a decisão de o fazer será sempre minha.

Bom ano e escolham. Sempre. Ser feliz.

Sem comentários:

Enviar um comentário