24 de novembro de 2013

O meu galo de Barcelos

Os dias duros, daqueles que magoam na alma, roubaram-ma. Não encontro a minha inspiração.
 
Os últimos meses têm sido passados na companhia de um coração que salta demasiado dentro do peito.
 
O peso na alma tem-se acumulado. Alguma incerteza, uma espécie de aperto.
 
Esperámos todos os dias pela decisão. Esperámos todos os dias que, quem tinha que decidir, a esquecesse. Trabalhámos todos os dias para que, quem tinha que decidir, se interrogasse se seria mesmo essa a melhor decisão. Esperando que resolvesse que não.
 
O dia chegou. A decisão não foi a que queríamos.
 
Os dias que se seguiram têm sido para juntar cacos. E, com eles, tentar reconstruir uma peça igual àquela que tínhamos antes de quebrar em demasiados pedaços.
 

Como aquele galo de Barcelos que tenho em cima do armário verde-alface do meu quarto, que já tantas vezes caiu ao chão, e que já tantas vezes colei. Caco a caco.
 
A verdade é que o galo não ficou igual, nunca mais ficará. Mas continua a tornar aquele meu espaço mais colorido. Ao lado das matrioskas e das kokeshis, que também por lá se mantêm para me proteger e trazer-me sorte. A mim e a quem me rodeia.
 
Pois bem, tal como o galo, acontece-nos cairmos ao chão de quando em vez e as nossas vidas esborracham-se como castelos de cartas. Partimo-nos todinhos.
 
Mas a cola da vida, a cola de querer viver, tem o poder mágico de unir os cacos. De nos colar as entranhas que antes achámos impossível colar e de voltarmos a brilhar. Com algumas cicatrizes, mas cheios de luz. Quem sabe mais ainda. E estamos prontos para continuar a ocupar aquele lugar nas vidas de quem nos rodeia. E nos corações.
 
O meu galo, mesmo todo coladinho e cheio de "cicatrizes", não vai sair dali de cima. Porque ainda tem muitos anos de armário verde-alface pela frente.

5 comentários:

  1. Os teus caquinhos, mesmo colados e colados, não te tiram o brilho. Há coisas que nem mil safanões da vida apagam. ;) beijinhos

    ResponderEliminar
  2. "Esse" galo não vai deixar de cantar, se o conheço bem, vai arranjar cola super forte, reunirá todos os cacos com a força, a competência e a determinação que só ele têem e cantará ainda mais alto num outro poleiro.

    ResponderEliminar
  3. ...... porque raio escrevi "têem" em vez de "tem"?

    ResponderEliminar
  4. E o galo continua lindo!
    Provavelmente já ultrapassou o ditado do gato, aquele que diz que os gatos têm 7 vidas.
    Beijos e parabéns pelo blog
    Sofia
    (www.ncumplicidades.blogs.sapo.pt)

    ResponderEliminar
  5. Olá Marta,
    Pois é na vida todos acabamos por nos esfrangalhar de vez em quando, as marcas e as cicatrizes cá ficam, e a discussão eterna mantém-se tb se elas nos tornam mais fortes ou se pelo contrário nos enfraquecem. Mas lá está fica a experiência dolorosa que nos ajudará a seguir em diante.

    _o/

    Obrigado.
    Até ao próximo,
    Bruno

    ResponderEliminar